top of page

MTST - Glória a um passo da solução. Ou não

Ministério Público segue pressionando para a reintegração de posse, mesmo que violenta, da maior ocupação urbana do Brasil, em Uberlândia. Mas nova reitoria da UFU diz que pretende resolver de vez, e pacificamente, a situação da área.

As mais de 15 mil pessoas de 2.350 famílias que moram no bairro Élisson Prieto, zona sul de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, têm vivido numa montanha russa nos últimos meses. Enquanto o assentamento, mais conhecido por Glória, completa cinco anos com praticamente todas as casas de alvenaria, as ruas definidas, o espaço para uma praça central separado, o Ministério Público Federal pressiona cada vez mais pela desocupação. Nessa quinta, diante de uma nova ameaça de despejo iminente, para o qual a Polícia Militar de Minas Gerais estima um custo de R$ 7.5 milhões além da morte de 40 pessoas (10 policiais e 30 moradores https://wp.me/p7pbzg-5Uk), mais de 2.000 assentados foram cobrar diretamente de Valder Steffen Jr, novo reitor da Universidade Federal de Uberlândia, dona da área, um posicionamento claro.

Depois do MP bloquear no ano passado os bens dos dois últimos reitores da UFU em R$ 7.5 milhões exigindo o pagamento dos custos para a reintegração de posse, em dezembro o dinheiro é liberado pelo Governo Federal (https://www.youtube.com/watch?v=CE2CBOXjxUs). Em janeiro, o MP intima a reitoria, que havia acabado de tomar posse, a desenhar um plano de desocupação em 10 dias. Vencido o prazo, os procuradores federais da defensoria da própria UFU informam o juiz do caso, no último dia 13 de fevereiro, que a universidade não possui a expertise para tanto e “nesse caso não há outro plano senão contar com a imprescindível atuação do Poder Judiciário e com o necessário auxílio das Polícias Militar e Federal, além do acompanhamento de outros atores sociais como o Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Conselho Tutelar e Secretarias Municipais de Saúde e Ação Social […] durante o desenvolvimento dos trabalhos de desocupação”. No mesmo despacho, requerem dos réus (os assentados) “que exponham, de sua parte, qual o plano para por fim à desobediência e cumprir a ordem de desocupação, sem darem ensejo ao uso da força e exporem a risco inocentes”.

Diante de tudo isso, os moradores marcharam bastante tensos para a reitoria. Nas conversas entreouvidas, o sentimento era muito semelhante: “não vou sair da minha casa, nem que o trator passe por cima”, “só saio morta”, “construí lá meu sonho e minha vida”. De tempos em tempos, um grito de guerra: “Aqui está, o povo sem medo, sem medo de lutar”, “Eeee, o Glória voltou, o Glória voltou”, “Lutar, resistir e depois morar aqui”. As lideranças andam entre os moradores. Minéia do Glória, Marcos do MTST, Frei Rodrigo da Comissão Pastoral da Terra e Dr. Igino Marcos, advogado, tentam manter o ânimo em alta. Sobem e descem os três andares do prédio. Buscam representantes para conversar.

O reitor recebe convidados numa sala envidraçada do terceiro andar. Depois do pedido, concorda em descer e conversar diretamente com os assentados, algo inédito. E mais, traz boas notícias. Segundo ele, o governo deu “um presente de natal” ao promulgar em 23 de dezembro passado a Medida Provisória 759 (http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/127879), que facilita a regularização de ocupações urbanas consolidadas, como é o caso do Glória. Ele pediu um “voto de confiança” na nova gestão da universidade e afirmou que levará na próxima reunião do Conselho Universitário, já em março, uma proposta para encerrar o processo atual de despejo e iniciar um novo com vistas a uma “solução pacífica”. Resta agora esperar pra ver se, diferente de outras ocasiões, não se trata de mais uma “conversinha” enquanto os procuradores da UFU tomam decisões contrárias ao assumido pelo reitor e se o MP vai aceitar as resoluções do Consun.

Tags:

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por Tags
Acompanhe
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page