Comunicação e Poder: Jornalismo Declaratório


O Programa Comunicação e Poder, apresentado pelos jornalistas e pesquisadores Vinicius Souza (PPGCOM UFMT) e Israel Dideoli (Editora Casa Flutuante) estreia na próxima quinta-feira, 4 de março, às 19:00​ no horário de Brasília (18:00​ em Cuiabá) com a proposta de fazer uma ponte entre as discussões acadêmicas sobre conteúdos, política, narrativas e as práticas do mercado de Comunicação no Brasil. Com transmissão quinzenal a partir do canal de Youtube Iaras e Pagus (https://www.youtube.com/channel/UCBUs...​), Comunicação e Poder será retransmitido também em parceria com os canais do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (https://www.youtube.com/channel/UClHz...​) e do diretor da Editora Casa Flutuante (https://www.youtube.com/IsraelDideoli...​).

Nesse programa de estreia, o tema é Jornalismo Declaratório. Por quê muitos veículos de comunicação praticamente abdicaram de fazer a tarefa mais básica do jornalismo, a investigação, e passaram a basear seus noticiários nas declarações dos entrevistados? Quem escolhe e legitima as fontes como vozes dos fatos? Qual o papel das assessorias de imprensa nisso? E quais as consequências para o mercado da Comunicação, os governos, as empresas e o cidadão? Para entender melhor tudo isso, Israel e Vinicius vão conversar ao vivo com Márcio Camilo, jornalista e mestrando do PPCOM UFMT que pesquisa a prática do jornalismo declaratório no período eleitoral e Lázaro Thor, jornalista da Gazeta e colaborador de diversas outras publicações.


Israel Dideoli é fundador e diretor da Editora Casa Flutuante (https://editoraflutuante.com.br/​), especializada em livros-reportagem e livros acadêmicos, e autor, entre outros, do livro Jornalismo Declaratório (atualmente com download gratuito em https://editoraflutuante.com.br/livra...​). Vinicius Souza é fundador e colaborador dos coletivos de jornalismo independente Jornalistas Livres (https://jornalistaslivres.org/​) e MediaQuatro (https://www.mediaquatro.com/​), professor de graduação em Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso e do Programa em Pós-Graduação em Comunicação também na UFMT, além de autor, com Maria Eugênia Sá, do livro Jornalismo Independente do Analógico ao Digital - 15 Anos de MediaQuatro (https://editoraflutuante.com.br/livra...​).

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por Tags
Acompanhe
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square