Professor do PPGCOM UFMT participa de evento acadêmico sobre games no Canadá
Nessa quarta-feira 2 de junho, o professor Vinicius Souza apresenta pela primeira vez em inglês um texto inédito de seu Projeto de Pesquisa, Quer que desenhe? A mudança do modo de pensamento tempo-histórico-linear para o mágico-imagético-circular, em um evento internacional. O artigo Mediatic representation of the “Other” on games and the potentialities of Homo Ludens, escrito com a colaboração da gamer e produtora audiovisual Anna Clara Campanelli, foi selecionado para a Conferência de 2021 da The Canadian Game Studies Association (CGSA/ACÉV) e será apresentado em um vídeo de 15 minutos antes de um debate no painel Theorizing the Game Experience. O evento programado para ser presencial no ano passado foi adiado por causa da pandemia de Covid-19 e ocorre essa semana de modo virtual.
No artigo, os autores trabalham a relação entre realidades, dimensionalidades e mídias proposta por Souza (2016) para discutir a utilização de jogos analógicos e digitais na luta decolonial de autoras e heroínas negras atuais e de nossa história. Para tanto, usam o rascunho datilografado de um artigo sobre jogos escrito em 1967 pelo filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser no qual ele cria a categoria de Homo Ludens, o homem que joga, para nos diferenciar de outras espécies animais, incluindo outras espécies humanas já extintas. Entre as autoras citadas no artigo estão, também, Lélia Gonzales (1984), Djamila Ribeiro (2017) e Jarid Arraes (2017). O evento é fechado apenas para os participantes, mas o vídeo de apresentação do artigo pode ser assistido em https://youtu.be/dIdEcrVBO00
Comments