top of page

NOS DERAM ESPELHOS E VIMOS UM MUNDO DOENTE: A GUERRA IMAGÉTICA E DE NARRATIVAS PELA HEGEMONIA DO IMAGINÁRIO HISTÓRICO BRASILEIRO DE SEUS POVOS ORIGINÁRIOS E AS AFETAÇÕES NAS POPULAÇÕES DO PAÍS.

  • Jun 7, 2023
  • 2 min read
Fonte: : Arte Indígena Contemporânea – Episódio 7: Paulo Desana.
Fonte: : Arte Indígena Contemporânea – Episódio 7: Paulo Desana.

A redação deste artigo se iniciou ainda sob o impacto da execução de um dos mais importantes indigenistas brasileiros da atualidade, Bruno Araújo Pereira, e do jornalista britânico radicado no Brasil Dom Phillips na região do Vale do Javari, no Amazonas2, que acaba de completar um ano. Bruno ajudava Dom nas entrevistas para um livro que teria o título Como Salvar a Amazônia3, o que sem dúvida passa por salvar os povos indígenas que preservam essa região há milênios. Esse fato aconteceu pouco depois dos relatos de estupro e morte de uma menina Yanomami de 12 anos por garimpeiros, do sequestro de um bebê e da queima de toda a aldeia onde viviam cerca de 20 indígenas da comunidade de Aracaçá, em Roraima4. Na semana dos velórios de Dom e Bruno, outra notícia de perseguição e morte de indígenas, dessa vez Guaranis Kaiowa por milícias armadas por fazendeiros e participação de policiais em Mato Grosso do Sul, passou rapidamente pelos portais de notícias sem causar grandes furores midiáticos5. Quando esse texto foi fechado, não havia nenhuma informação sobre os autores das mortes dos indígenas relatadas acima e a Polícia Federal brasileira encerrava as investigações das execuções de Dom e Bruno indicando como mandante Rubens Villar, conhecido como “Colômbia” e também acusado de tráfico de drogas. O motivo seria a atuação de Bruno contra a pesca ilegal em áreas indígenas. Notícias sobre mais mortes de indígenas e como a então Fundação Nacional do 2 A repercussão internacional do caso é tão grande que me parece desnecessário citar reportagens que descrevem os fatos. Assim, vou citar apenas o artigo de Laura Capriglione, do coletivo Jornalistas Livres, que também tem versão em espanhol, sobre por que eles estavam marcados pra morrer.


por-que-bruno-e-dom-eram-cabras-marcados-para-morrer/. Acesso em: 25 mai. 2023. 3 Conforme esperado, amigos jornalistas irão concluir a obra.

3 Disponível em:

jornalistas/. Acesso em: 31 mai. 2023.

terra-indigena-yanomami-segundo-denuncias1 . Acesso em: 25 out. 2022.

menos-um-indigena-morto-e-sete-feridos . Acesso em: 25 out. 2022


Corte do artigo escrito por Vinicius Souza:



Artigo completo sem corte e original de vários autores:


Comments


Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por Tags
Acompanhe
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square

Todos os direitos reservados ® MediaQuatro, 2018

bottom of page