Fé, imagem e política são tema de artigo de professor do PPGCOM

Texto faz parte do projeto de pesquisa “Quer que desenho? Manipulação, Fakenews e mudança do modo de pensamento de tempo-histórico-linear para mágico-imagético-circular”

O Prof. Vinicius Souza, do PPGCOM UFMT, publicou um novo artigo na última edição da Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia – Regit, da Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba, São Paulo.

Intitulado “Não farás para ti imagem: fé, política e pensamento mágico-imagético-circular”, o trabalho trata do paradoxo que são as semelhanças entre a idolatria fascista de imagens que vão além do visual e o fundamentalismo religioso baseado em textos escritos.


Parte do projeto de pesquisas “Quer que desenho? Manipulação, Fakenews e mudança do modo de pensamento de


tempo-histórico-linear para mágico-imagético-circular”, também desenvolvido no âmbito da UFMT, o texto parte do princípio que estamos lendo os textos como se fossem imagens, levando a graves consequências.

Fragmento de página do artigo

Fragmento de página do artigo


Para o pesquisador, a aceitação por meio da fé de fatos falsos difundidos nas redes sociais distorce a realidade e leva a polarizações quase intransponíveis.


Segundo Souza, esse processo se dá por causa da forma de pensamento baseado em im


agens, que favorece os sentimentos mais básicos como ódio, medo e desejo.

Link original da matéria ( https://www.ufmt.br/ppgcom/2020/07/25/fe-imagem-e-politica-sao-tema-de-artigo-de-professor-do-ppgcom/)


Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por Tags
Acompanhe
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square